domingo, 4 de dezembro de 2011

Arte: Surrealismo

O SURREALISMO 

O Surrealismo é uma arte que exprime a ausência da lógica, adopção de uma realidade "maravilhosa" (superior), exaltação da liberdade de criação, entre outros.
Esta arte apareceu em França na década de 1920. O Surrealismo demonstra como o próprio nome indica, o surreal, o inimaginável, o irreal. Sigmund Freud, segundo este homem, o surrealismo é a arte de dar a liberdade ao pensamento do homem e de se exprimir para além dos pensamentos ou actos comportamentais.
O inicio desta arte foi a publicação do Manifesto Surrealista, feita por André Breton, um poeta e psiquiatra françês, foi neste movimento que foram denominadas as caracteristicas do Surrealismo em1924.
 Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária há lógica.
Foi na década de 1930 que ficou conhecida pelo período de expansão surrealista de todo o mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as idéias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.(Desfazendo-se)
É através da tela e das tintas que os artistas plásticos exprimem as suas emoções e representam o mundo concreto.
Este movimento que se acaba por desfazer, dividiu-se em duas correntes (partes):
1º- Representada por Salvador Dalí; que trabalhava com a Distorção e Justaposição de imagens conhecidas, cuja a sua obra mais conhecida é a Persistência Da Memória. É nesta corrente que se vêm relógios desenhados que perecem estar a derreter como uma vela derrete se estiver acesa; 

Salvador-Dalí-Clock



2º- Representada por Joan Miró e Max Ernst que demonstram a libertação da mente e dão "vazão" ao inconsciente com a ausência de qualquer controlo da razão. Nesta segunda corrente as telas t~em formas curvas, linhas fluídas e com imensas cores. O Carnaval de Arlequim e A Cantora Melancólica, são duas pinturas de Miró que representam muito bem esta vertente(este lado/corrente) do surrealismo.

Miró-Nocturne

Ambas as correntes são muito boas, este tipo de arte é estrondoso, faz ver algo fabuloso, a imensidade da irrealidade dos sonhos a concretização de algo exclusivo, dá asas há criatividade do subconsciente, neste estilo o tema principal de cada concretização de uma tela é o sonho.
Foi fora de qualquer preocupação estética ou moral que nasceu o Surrealismo da pintura metafisica ambiental de De Chirico, Carrà e Moran.
Dalí foi um pitor de uma dedicação extrema e louca, o seu método era denominado por paranoicocrítico, ao que parece a nomeação deste nome foi excelente pois tinha tudo haver com as suas criações, visto que eram ligadas há forte excitação provocada pelas faculdades de espírito e também a organização de uma produção("fábrico") voluntária(ou seja sem obrigação) e regular do objectivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário